terça-feira, 13 de abril de 2010

Chelsea

E ae galera como é que vai....após muito tempo sem postar to de volta pra novamente falar de um clube especial no meu coração, muitos vão falar que é modinha mas quem realmente me conhece sabe o quanto eu acompanho e gosto desse clube que era um desconhecido pra muitos até a sua ascenção meteórica e hoje figura entre as grandes potencias mundiais adorodo pela sua imensa torcida e odiado por muitos que não gostam da idéia de um clube ser privado onde apenas uma pessoa manda, o clube o qual vos falo é o Chelsea Football Club que vem incomodando muita gente, principalmente o próprio Presidente da Uefa o brilhante Michel Platini, brilhante quando era jogador pois como presidente não repete a mesma competência, mas isso não vem ao caso venho aqui apresentar um pouco da história desse clube e espero que mesmo aqueles que não gostem depois de ver esse post aprendam no minimo a respeitar uma história tão rica e uma torcida tão apaixonada por seu clube.

A nossa história começa em 1896, quando Henry Augusto "Gus" Mears, um entusiasta de futebol e empresário, juntamente com seu irmão, Joseph "Joe" Mears, compraram o Stamford Bridge, em Fulham Road, oeste de Londres, com a intenção de que o estádio recebesse partidas do mais alto nível do futebol inglês, mas tiveram que esperar até 1904 para poder tomar posse do imóvel, já que, pelas leis da época, o novo proprietário só poderia tomar posse assim que o atual morresse. Após terem tomado posse do estádio em definitivo, tentaram persuadir o presidente do Fulham a adotar o estádio como sua casa, mas fracassaram, após um diferendo sobre a renda. Após fracassos em trazer partidas de futebol, resolveram vender o estádio para a Great Western Railway Company, que estava construindo a linha ferroviária que ligaria Londres à parte oeste da Inglaterra, mas por conselho de seu amigo Fred Parker, os irmãos Mears resolveram não vendê-lo, e criar um clube para disputar partidas no estádio, surgindo assim, o Chelsea Football Club. Até que então no dia 10 de março de 1905 nasce o Chelsea, em um "pub" chamado The Rising Sun.











Chelsea x WBA, em setembro de 1905.

Disputou sua
primeira partida oficial em 2 de setembro de 1905, na derrota para o Stockport County, pela Segunda Divisão Inglesa. Sua primeira vitória foi em um amistoso contra o Liverpool, em que os Pensioners (como também é conhecido) venceram por 4 a 0.

Primeiro Elenco do Chelsea, em 1905.

O primeiro jogador do clube foi o escocês John Tait Robertson, que foi também o treinador ao mesmo tempo. O clube começou com a contratação de jogadores de outras equipes, inclusive o goleiro William Foulke, que acabava de ser campeão da Copa da Inglaterra com o Sheffield United e Jimmy Windridge, que veio do Small Heath. O clube terminou em uma respeitável terceira colocação na sua primeira temporada disputada.

John Tait Robertson
Mas, Robertson deixou a equipe em 1907, devido a conflitos com a diretoria.Com isso, William Lewis se tornou treinador interino, levando a equipe ao acesso a primeira divisão no fim da temporada, grande parte graças aos gols de Windridge e George Hilsdon. Hilsdon foi o primeiro atacante a atuar pelo Chelsea, marcando 5 gols em 27 jogos disputados em sua primeira temporada, ele também foi o primeiro jogador a marcar mais de 100 gols com a camisa dos Blues.
George Hilsdon
Lewis foi substituído por David Calderhead, que treinará o Chelsea durante os vinte e seis anos seguintes. Nas primeiras temporadas, a equipe teve pouco sucesso, ficando entre à Primeira e a Segunda Divisão. Foi rebaixado na temporada 1909-10, voltando na temporada 1911-12 e terminando em último na temporada 1914-15. Chegou a final da Copa da Inglaterra em 1915 contra o Sheffield United, mas acabou sendo derrotado por 3 a 0. O clube teria sido rebaixado nessa mesma temporada, mas o campeonato foi suspenso devido à Primeira Guerra Mundial e, após o fim da guerra, o Chelsea foi convidado a disputar a Primeira Divisão novamente. A temporada 1919-20, foi a primeira temporada completa após a guerra, era agora a mais bem sucedida do clube. Liderada pelo atacante Jack Cock, o clube terminou o campeonato em terceiro (o melhor resultado obtido por um clube de Londres até então) e chegou às semifinais da Copa da Inglaterra, onde perderam para o Aston Villa e perderam sua primeira chance de disputarem uma final em Stamford Bridge. O clube foi rebaixado novamente na temporada 1923-24 e quatro, das próximas cinco, perdeu a oportunidade de voltar a Primeira Divisão, terminando em quinto, terceiro, quarto e terceiro novamente, respectivamente. Voltou a elite inglesa na temporada 1929-30, onde permanecerá durante os próximos trinta e dois anos. Para tentar uma temporada excelente em 1930, o clube gastou vinte e cinco mil libras na contratação de três importantes jogadores: Hughie Gallacher, Alex Jackson e Alec Cheyne. Gallacher, em particular, foi um dos maiores talentos de sua época, conhecido pelo seu faro de gols e por ter levado o Newcastle United ao título nacional na temporada 1926-27.

Alec Cheyne, Hughie Gallacher e Andy Wilson

Ele e Jackson também fizeram parte da famosa equipe Wembley Wizards, a equipe da Escócia que derrotou a Inglaterra por 5 a 1 em Wembley em 1928. No entanto, embora que a equipe de vez enquando, tivesse grandes vitórias, como os 6 a 2 sobre o Manchester United e os 5 a 0 sobre o Sunderland, não conseguiu o desempenho desejado. Gallacher foi o goleador máximo do Chelsea do início de cada uma das suas quatro temporadas, anotando oitenta e um gols no total, mas seu tempo em Londres, foi preenchido com longas suspensões por indisciplina. Jackson e Cheyne lutavam para resolver os problemas do clube, mas não tendo o mesmo desempenho de antes. O trio não disputou 300 partidas, e deixaram uma substancial perda financeira para o clube. Sua decepção foi maior por erros no Chelsea durante toda a década.
Calderhead renunciou em 1933 e foi substituído por Leslie Knighton, mas o novo treinador da equipe teve pouca sorte. Por diversas vezes durante a década, o clube teve jogadores como Tommy Lei, Sam Weaver, Syd Bishop, Harry Burgess, Dick Spence e Joe Bambrick, todos estrangeiros, mas o máximo conquistado em toda a década foi um oitavo lugar. Ironicamente, dois dos clubes mais populares venderam dois jogadores famosos ao clube: o goleiro Vic Woodley e o atacante George Mills. Esse último, foi o primeiro jogador a marcar mais de 100 gols com a camisa do clube no campeonato. Ele evitou o rebaixamento do clube por dois pontos nas temporadas 1932-33 e 1933-34 e por um ponto na temporada 1938-39. O clube era muito popular em todo o país, apaido por muitos seguidores. A visita do Arsenal em 12 de outubro de 1935 atraiu 82.905 espectadores em Stamford Bridge, que continua a ser um recorde de presença no campeonato inglês. Em 1939, o clube não foi bem e Knighton foi rejeitado como treinador. Ele foi substituído pelo escocês Billy Birrell, um homem cuja ideia era a de alterar radicalmente o destino do clube. Bom galera em breve continuo contando a história do Chelsea pra vcs no próximo post vou falar sobre a epóca que se inicia logo no começo da segunda guerra mundial uma era negra pra toda a europa e seguirei contando a saga dos Blues. um abraço e espero que vocês gostem....

2 comentários:

  1. Pow cara teu post ficou show!Bacana conhecer mais a historia do Chelsea.True Blues!

    ResponderExcluir
  2. Valeus....xD

    Essa semana continuarei contando mais sobre os Blues...xD

    ResponderExcluir